sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ajuda humanitária da ONU regressa a áreas de conflito no Kordofan do Sul
24 de fevereiro de 2012 · Notícias - ONU


A ONU saudou nesta sexta-feira (24/02) o retorno de seu pessoal ao estado de Kordofan do Sul (Sudão), onde milhares de pessoas precisam de ajuda humanitária em meio aos conflitos na região. “Enquanto houver conflito, os civis vão sofrer”, disse o Coordenador Humanitário da ONU no país, Mark Cutt. “Acreditamos que a ONU e outras organizações imparciais têm um papel vital em ajudar os civis afetados”.
Em fevereiro, o Conselho de Segurança da ONU havia pedido ao Governo sudanês acesso às áreas do Kordofan do Sul e de Blue Nile, onde os níveis de desnutrição crescem. Na quinta-feira (23/02) o Governo apresentou os resultados de uma avaliação da situação humanitária nessas regiões, organizada pela Comissão de Ajuda Humanitária do Governo e autorizou o retorno do pessoal da ONU, que começou a chegar hoje (24/02).
Cutts pediu que as avaliações humanitárias se estendam a todas as áreas afetadas e ressaltou que a prioridade é encerrar o conflito de forma que os deslocados possam retornar para suas casas. Ele também afirmou que a ONU, a União Africana e a Liga dos Estados Árabes apresentaram uma proposta conjunta para facilitar o acesso às áreas do conflito. “Esperamos que logo estejamos em uma posição de operacionalizar esta proposta. Precisamos agir rapidamente para prevenir que a situação se agrave ainda mais”.