sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Descoberta gravação da voz de Otto von Bismarck feita em 1889

Escondida por décadas em um armário no laboratório de Thomas Edison, uma coleção de cilindros fonográficos de cera foi trazida de volta ao uso depois de mais de um século de silêncio.
Em uma das gravações está a voz do “chanceler de ferro” da Alemanha, Otto von Bismarck (1815-1898), registrada por um colaborador de Edison durante uma visita à Europa em 1889.
Com duração de cerca de 1 minuto e 20 segundos, a gravação permite ouvir Bismarck recitando palavras de uma canção americana do século 19, um canto em latim, o que parecem ser conselhos para seu filho e, com forte sotaque alemão, as palavras do hino francês, “A Marselhesa”.
O cilindro estava entre outros 17 encontrados em 1957 em uma caixa na biblioteca do laboratório de Edison, transformado em museu em Nova Jersey (EUA).
“É o único registro da voz de Bismarck, o que tem um significado histórico inestimável”, disse Stephan Puille, da Escola de Economia de Berlim, um dos estudiosos que decifraram a gravação usando tecnologia digital.
Cilindros de cera como esses foram os primeiros “discos” comerciais. Outros exemplares já revelaram músicas de compositores alemães e húngaros, incluindo o que se acredita ser a primeira gravação de Chopin.