terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Especialista independente da ONU cobra ações de países para pôr um fim ao tráfico de somalis
14 de fevereiro de 2012 · Notícias - ONU

O tráfico de Somalis deve cessar, disse hoje (14/02) o Especialista Independente da ONU sobre a situação dos Direitos Humanos na Somália, Shamsul Bari, demonstrando profundo choque sobre o recente desastre de barco no Golfo do Aden que resultou na morte de 11 pessoas. Mais de 30 pessoas continuam desaparecidas.
Na última semana, sobreviventes encontrados nas praias da Somália explicaram que o seu barco, tripulado por três traficantes carregando 58 passageiros, ia para o Iêmen. Eles também relataram como os traficantes forçaram 22 passageiros a se jogarem no mar assim que o motor falhou. Shamsul Bari disse que “O tráfico de pessoas na Somália tem sido uma faceta triste do conflito na Somália”. “Tal tragédia ilumina a necessidade crítica de alcançar uma paz derradeira e sustentável na Somália, de forma que as pessoas possam viver de uma maneira decente sem ter que sair de seu país”.
As condições suportadas pelos Somalis que foram traficados pelo barco são dolorosas e extremas. Em 2009, Bari já havia relatado que centenas de pessoas eram apertadas dentro de pequenos barcos que podiam facilmente virar e deviam sobreviver a um passeio instável que dura em média 36 horas, sem comida ou água. Muitos passageiros desenvolvem doenças de pele durante a viagem e todos estão sujeitos a serem jogados ao mar pelos traficantes caso esses se sintam ameaçados de ser capturados por autoridades.
“Eu ofereço minhas condolências sinceras e minhas queixas às famílias dos falecidos e dos feridos, que estão sofrendo de queimaduras na pele causadas por combustível dentro do barco”. Bari chamou as autoridades somalis a trabalhar em cooperação estreita com a comunidade internacional e a ONU para resolver essa questão.
Além disso, ele chamou a comunidade internacional a fortalecer a capacidade das autoridades da Somália, e ressaltou que a Conferência de Londres sobre a Somália marcada para o dia 23 de fevereiro seria uma boa oportunidade para abordar a discussão do tráfico no país.