terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nova constituição da Somália precisa estar pronta até abril, diz grupo liderado pela ONU
6 de fevereiro de 2012 · Notícias - ONU

A Somália tem até o dia 20 de agosto para terminar seu período de transição política e até meados de abril para escrever sua nova constituição. O prazo foi anunciado hoje (06/02) pelo grupo diplomático liderado pelas Nações Unidas para a restauração da paz e da estabilidade no país.
Segundo o Grupo de Contacto Internacional sobre a Somália (ICG, na sigla em inglês), que esteve reunido por dois dias em Djibuti, uma nova constituição irá abrir caminho para um novo, menor e mais representativo parlamento, além de garantir eleições para presidente e outros cargos públicos e maior participação da sociedade no processo eleitoral.
Quanto ao controle sobre o grupo rebelde islâmico Al Shabaab, o ICG elogiou os sucessos militares da Missão da União Africana na Somália (AMISOM), do Governo de Transição Federal (TFG) e seus parceiros em regiões antes controladas pelos rebeldes. Porém, foi ressaltado que é preciso reforçar a capacidade de ação do AMISOM e do TFG para melhorar a segurança e, assim, garantir a administração pelo governo de transição de áreas retomadas.
“Com a aproximação do fim do período de transição e a esperada nova era de paz e recuperação econômica na Somália, o ICG está comprometido em se tornar ainda mais efetivo na representação e na coordenação da resposta da comunidade internacional”, enfatizou o ICG em comunicado.