segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vítimas civis aumentam pelo quinto ano consecutivo no Afeganistão, diz ONU

6 de fevereiro de 2012 · Notícias

Share


Protesto perto do escritório da UNAMA em Mazar-i-Sharif, Afeganistão. (UNAMA)O número de vítimas civis nos conflitos no Afeganistão aumentou pelo quinto ano consecutivo, revelou relatório da ONU no sábado (04/02). A mudança nas táticas das forças antigoverno e dos Talibãs foram descritas como as culpadas pelo crescimento do número de mortos.
O relatório anual sobre proteção de civis em conflitos armados, preparado pela Missão de Assistência da ONU no Afeganistão (UNAMA) e pelo Escritório do Alto Comissariado para Direitos Humanos (ACNUDH) registrou 3.021 civis mortos em 2011 – um aumento de 8% em relação aos 2.790 do ano anterior.
Desde 2007, quase 12 mil civis perderam suas vidas no conflito em curso entre o governo – apoiado por forças internacionais – e os talibãs e outros grupos insurgentes. “Por trás dos números há um real sofrimento e perda das famílias no Afeganistão”, ressaltou a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay.
O relatório observou que os grupos talibãs mudaram suas táticas e estão usando dispositivos explosivos improvisados (IEDs) com mais frequência e amplitude. Os explosivos são acionados com facilidade, atingindo crianças e veículos. Ano passado, as forças antigoverno foram responsáveis por 77% das mortes de civis. O relatório recomendou o fim do uso dos IEDs, o cessar-fogo contra civis e o fim de ataques a lugares sagrados.